
O engajamento dos funcionários é crucial para o sucesso do negócio. A Gallup (2024) descobriu que equipes de negócios engajadas geram resultados positivos dentro das organizações e estimou que o baixo engajamento custa à economia global US$ 8,9 trilhões, ou 9% do PIB global.
Empresas com colaboradores altamente engajados superam seus concorrentes em 147% (BlakeMorgan, In: Forbes, 2023). Por isso, a estratégia de comunicação interna precisa estar diretamente relacionada à estratégia do negócio da companhia.
Trabalhar com um mix de canais é a chave para o alcance da transmissão das mensagens chaves, para o diálogo, engajamento, impactando diretamente a reputação da empresa. Para isso, separamos algumas dicas:
Avalie as necessidades da Empresa
Identifique os objetivos de comunicação, precisa melhorar o engajamento? Promover a cultura organizacional?
Entenda o perfil do público
Sem conhecer o público não há resultado, conhecer o público-alvo é fator crítico para o sucesso do negócio, e em Comunicação Interna, não é diferente. Saber dados como demográficos, geracional, nível de senioridade, gênero, tempo de casa, escolaridade, etc é fundamental para entender o comportamento e interesses.
Ter clareza dos perfis de seus colaboradores ajuda a cultivar empatia ao entender suas experiências e perspectivas, facilitando a conexão com eles. Na prática, conhecer o colaborador indicará os melhores canais e formatos mais eficazes para alcançá-los, além de direcionar para que seu conteúdo seja relevante e significativo para eles.
Identifique os melhores canais
Combine diferentes formatos e plataformas, de acordo com os objetivos de comunicação e dos interesses do seu público. Os canais utilizados têm um impacto direto na experiência proporcionada aos funcionários. Sem os meios adequados, é muito difícil alcançar seu público interno, ainda mais com uma diversidade e pluralidade de formas de trabalho. Utilizar canais tradicionais, como emails e murais, canais digitais, como intranet, plataformas de colaboração (User Generated Content (UGC) – ou Conteúdo Gerado pelo Usuário), e canais visuais, como vídeos, infográficos, traz alcance e resultados expressivos.
Linha Editorial
A linha editorial é um guia, pois elenca os assuntos abordados e o posicionamento da empresa, sendo um direcionamento bem objetivo. Pensar na linha editorial é pensar em:
Frequência – periodicidade é sinônimo de credibilidade
Calendário editorial – organize o que vai ser comunicado e quando. Não sobrecarregue sua audiência
Tom e estilo de comunicação – eles devem refletir a cultura de sua empresa, se é formal, informal, sério, acolhedor etc.
Engajamento, inclusão e métricas
Preocupe-se em engajar seus colaboradores por meio de treinamentos e workshops sobre os canais.
Monitore e avalie a eficácia, definindo KPI’s e métricas, faça ajustes, quando necessário.
Promova a inclusão, assegurando a acessibilidade e conteúdo diverso.
Comunicação humanizada é conhecer e respeitar seu público, entender dores e desejos, só com uma comunicação estratégica, ou seja, alinhado ao negócio da empresa e com planejamento é possível ter um diálogo aberto com seus colaboradores e engajá-los, transformando-os em verdadeiros embaixadores da marca.
Referências