Propósito x Demanda
- Pronto Comunicação
- 28 de fev.
- 2 min de leitura

Todo profissional de comunicação já passou ou passa por esse dilema, o volume de demandas, vindo dos clientes e/ou parceiros internos, versus o planejamento estratégico realizado no início do ano fiscal.
Como equilibrar esses ‘pratinhos’ fará toda a diferença na cultura organizacional de uma empresa, pois ela só será vista, percebida e internalizada se não somente vivenciá-la, mas sim entendê-la por meio da informação.
Na Pesquisa Tendências da Comunicação Interna realizada pela agência Ação Integrada em parceria com a Aberje, os principais desafios que os profissionais de comunicação interna enfrentam são:
• Engajar lideranças como comunicadores (59%);
• Comunicar a estratégia e cultura da empresa (51%);
• Fazer a comunicação chegar nos públicos operacionais (42%)
• Melhorar a mensuração e a gestão de dados em comunicação interna (41%).
Uma das razões de estar em segundo lugar - Comunicar a estratégia e cultura das empresas -, com 51% é o volume das demandas dos departamentos/áreas internas, que muitas das vezes, acontecem com uma solicitação urgente, sem estar no planejamento. Então, qual seria a solução?
Alinhamento é tudo!
Alinhar com as principais áreas, entender as necessidades, avaliar qual a melhor forma/formato, como e quem fará a divulgação, e alinhar com o board (diretoria), entender quais são os objetivos, planos e desafios do ano é a chave para encontrar um equilíbrio entre as demandas, sem deixar de ser estratégica.
Importante ressaltar que alinhar significa que a área de Comunicação precisa sair da zona de conforto, ao invés de ficar esperando pelas demandas, ‘atendendo os pedidos’. Leva tempo, dá trabalho, mas vale muito a pena! É também uma ação educacional, mostrar para os clientes internos qual é o papel e o objetivo da Comunicação, falar sobre engajamento, comunicação estratégica, mix de canais, endomarketing, marca empregadora, employer branding, colocando todos na mesma página, fortalece a marca e reputação da empresa, e as áreas deixam de ser clientes internos e passam a ser parceiros, todos fazendo parte da mesma jornada, com um único propósito.
Segundo a Society for Human Resource Management, 2022, empresas que alinham cultura e comunicação registram um aumento de 23% na produtividade. Este dado reflete que trabalhar de forma estratégica, Comunicação alinhada com as demais áreas parceiras, tendo claro o propósito da empresa traz resultados expressivos para que a marca seja relevante tanto para o público interno quanto para a sociedade em geral, se tornando uma marca relevante e lembrada por todos os públicos de interesse.
Comments